quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Univates será representada em operação no Amazonas

A coordenadora do Projeto Rondon na Univates, professora Dorli Maria Schneider, foi convidada para participar da Operação de Assistência Hospitalar (Asshop) da Marinha do Brasil, no estado do Amazonas, entre os meses de janeiro e fevereiro. O convite foi feito pelo vice-almirante e coordenador-geral do Projeto Rondon, Edlander Santos, em reconhecimento ao trabalho realizado pela professora em prol do Rondon e à seriedade prestada no desenvolvimento do mesmo.
Dorli viaja para Manaus no dia 18 de janeiro, onde embarcará no navio hospitalar da Marinha do Brasil acompanhada de oito estudantes e dois professores da área da saúde, de outras Instituições de Ensino Superior, além de integrantes da equipe da Marinha que coordenarão os trabalhos. A equipe composta por médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos em radiologia atenderá comunidades ribeirinhas ao longo do Rio Amazonas, no navio equipado com consultórios médicos e odontológicos, laboratórios, aparelhos de raio-X e de mamografia, salas de emergência, de procedimentos cirúrgicos e enfermaria.
A professora auxiliará na coordenação dos profissionais e atendimentos à comunidade, nesta que será a sétima participação em missões do Projeto Rondon. Segundo Dorli, a capacidade de lidar com situações de conflitos e necessidades, além da humildade para atender pessoas que vivem em situações de precariedade, são fundamentais para participar dessa missão. “Ser convidada para essa missão foi uma grande surpresa, além de um presente. Sem dúvida, será uma experiência maravilhosa, conviver e ajudar pessoas desconhecidas, podendo auxiliar profissionais da Marinha do Brasil nesse trabalho tão importante”, afirma.
No dia 2 de janeiro, a equipe embarcará para Teresina, no Piauí, onde haverá o encontro com as demais equipes que atuaram em outras operações pelo país.
Projeto Rondon
A Univates se inscreveu novamente para participar do Projeto Rondon na operação de julho de 2014. O objetivo é promover ações sociais em locais de pobreza nas regiões norte e nordeste do Brasil. Em breve, serão divulgadas mais informações e, se aprovada a proposta, abertas inscrições para alunos interessados.
No início de 2013, nove estudantes da Instituição, acompanhados dos professores Dorli Schneider e Rafael Eckhardt, participaram do Projeto Rondon na Operação Canudos. A equipe esteve no município de Paulistana, no Piauí, desenvolvendo ações ambientais, trabalhos sociais, de comunicação, entre outros.
Texto: Ronaldo Ely Rempel

Nenhum comentário:

Postar um comentário